socioeco.org
Sitio de recursos de la economía social y solidaria

Trabalhadores, Economia Solidária e Novas Subjetividades.

XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Guadalajara, 2007.

Luiz Antonio da Silva., 2007

Para bajar : PDF (83 KiB)

Resumen :

Este texto tem como principal objetivo analisar mudanças na concepção de vida e trabalho que se verifica entre aqueles e aquelas que participam de experiências de economia solidária propiciadas pelos processos educativos.

Partindo do pressuposto de que economia solidária se distingue da economia capitalista pelo estímulo à solidariedade entre seus membros mediante a prática da autogestão e a solidariedade para com a população trabalhadora em geral, com ênfase na ajuda aos mais desfavorecidos, conforme abordagens de SINGER (2003), SANTOS (2005) e MANCE (2002), o artigo tem como objetivo analisar possíveis mudanças nas concepções de vida e trabalho verificadas entre aqueles que participam de experiências de economia solidária na região do Vale do Aço, (Minas Gerais, Brasil). Busca compreender a singularidade da economia solidária nesta região e interpreta ainda, os indícios de estreitamento da noção de trabalho e de processos educativos presentes na teoria social.

Fuentes :