socioeco.org
Website de recursos comum da economia social e solidária

Santarém, Portugal - Instituto Politécnico de Santarém (Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém) – Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social 2014/15

si.esgt.ipsantarem.pt/esgt_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=1344756

Trata-se essencialmente dum terceiro sector que se exprime através de centros especiais de emprego, residências para inválidos e para idosos, centros de assistência à pobreza, a minorias étnicas, a jovens em situação de desproteção, associações de ajuda a emigrantes e refugiados, associações de desenvolvimento local, cooperativas de diversos tipos, ONGs, fundações com diversos objectivos, mutualidades, etc.

Este novo e crescente sector económico que se desenvolve numa zona de actividade onde nem o estado nem o mercado oferecem soluções eficazes, para se afirmar no tecido socioeconómico, necessita urgentemente de ter no seu seio, profissionais altamente qualificados, capazes de responder com eficácia, aos desafios que são colocados às respectivas organizações e que simultaneamente atendam às novas necessidades de bem-estar social e de combate à exclusão.

Para suprir esta lacuna, este curso procura ser um apoio substantivo às organizações de Economia Social, principalmente no que respeito à formação de alto nível dos seus actuais e futuros activos.

Acresce ainda que este sector, na actual época de crise de emprego em que vivemos, tem sido o único que não só tem resistido, como continuamente tem vindo a aumentar a sua taxa de empregabilidade.

Tendo presente o que atrás se enunciou, o objetivo do presente curso é capacitar aqueles que mais diretamente intervêm nestas organizações das mais avançadas técnicas de gestão organizacional, facultando-lhes uma formação integral que abarque todos os aspectos considerados essenciais na formação do gestor moderno: Aspectos macroeconómicos e microeconómicos, organizacionais, financeiros, jurídicos, comunicacionais e sociais/políticos. Embrenhado de uma clara vocação de serviço, o curso visa, através da formação adequada dos atuais e futuros dirigentes e técnicos do sector, fortalecer e melhorar a qualidade do desempenho das organizações envolvidas, sem esquecer que este desígnio terá de ser atingido através de práticas concordantes com os objectivos do sector. Ou seja, através de uma atitude empenhada e solidária.

Conctacto

Para mais informações contactar:

  • Coordenador do Mestrado, Professor Doutor Nuno Francisco Mendes Santos Jorge coord.mgoes@esg.ipsantarem.pt

  • Gabinete de Pós-Graduações e Mestrados - D.ª Adelina Botas, posgraduacoes@esg.ipsantarem.pt

  • Escola Superior de Gestão e Tecnologia - Complexo Andaluz, 2001-904 Santarém, correio@esg.ipsantarem.pt