Federação de Usuários da Floresta Comunitária, Nepal

Um exemplo inspirador de desenvolvimento comunitário

Yvon Poirier, avril 2005

En d’autres langues : français

No último Fórum Social Mundial (Janeiro de 2005) tive oportunidade de encontrar Bhim Prasade Shrestha, Presidente da Federação de Usuários da Floresta Comunitária (FECOFUN) do Nepal. A apresentação que fez do seu trabalho no decurso de um atelier foi muito interessante.

O site da FECOFUN explica claramente o que é a Federação:

A FECOFUN é uma federação nacional de usuários da floresta que promove os direitos de grupos de usuários da floresta a nível local, nacional e regional. Agrupa 5 milhões de membros, agricultores rurais – homens, mulheres, jovens e velhos – provenientes da quase totalidade dos 75 distritos do Nepal. Após a sua criação em 1995, a FECOFUN contribuiu para representar as preocupações dos usuários da floresta comunitária em debates onde se discutiu a formulação de políticas para o futuro da floresta. FECOFUN é uma organização autónoma, não partidária, sem fins lucrativos, sendo a mais importante organização civil do Nepal.

Para compreendermos a extensaõ das suas actividades, é necessário ter em conta que o Nepal tem uma população de 23 milhões de habitantes e um dos rendimentos per capita mais pobres do mundo. Como o Sr. Shrestra explicou, os associados da FECOFUN representam mais de 40 % de toda a população rural do país, a mais pobre, e representa mais de 25% da actividade económica das zonas rurais.

Há mais de 13 500 grupos de usuários da floresta comunitária, 75% deles membros da FECOFUN. Eis alguns dos aspectos essenciais da sua actividade:

  • Conservação da floresta (a lenha representa 75% da energia consumida no Nepal).

  • Importância do ambiente e da biodiversidade para assegurar a viabilidade de longo prazo.

  • Ajudar as comunidades na gestão da floresta em função das necessidades.

  • Protecção de interesses e de lobbying.

  • Conduzir programas promotores de liderança e de competência para as mulheres.

  • Mobilizar mais de 110 000 voluntários.

A FECOFUN funciona democraticamente e é dirigida por um Comité Executivo Nacional. As mulheres estão representadas paritariamente nos diversos níveis da organização, nomeadamente no Comité Executivo Nacional.

O site da FECOFUN (apenas em inglês) dá informações sobre o enorme trabalho em curso. Tendo em conta a minha experiência pessoal, conheço poucos exemplos de trabalho tão extensos e globais, levados a cabo num tão curto prazo de tempo (menos de dez anos).

O Sr. Shrestha sustenta empenhadamente a abordagem da economia solidária e do “empoderamento” das comunidades. A sua presença em Porto Alegre foi possível graças ao apoio de CECI (www.ceci.ca), uma ONG canadiana, a quem agradeço esta oportunidade de conhecer o Sr Shestha.

Sources :

Encontro com Bhim Prasade Shrestha, Presidente da Federação de Usuários da Floresta Comunitária (FECOFUN) do Nepal.

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável]