Economia Social e Solidária e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável

Documento de Posicionamento pela Força-Tarefa de Interagências das Nações Unidas sobre Economia Social e Solidária (FTESS)

United Nations Inter-Agency Task Force on Social and Solidarity Economy (TFSSE), julho 2014

Download : PDF (2,8 MiB)

Noutras línguas: English - Español

Resumo :

Este documento de posicionamento foi preparado por membros e observadores da Força-Tarefa Interagências das Nações Unidas sobre Economia Social e Solidária (FTESS).

O documento responde à preocupação com o fato de o processo de elaboração de uma agenda de desenvolvimento pós-2015 e a definição de um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não ter dado atenção suficiente ao papel do que se está tornando cada vez mais conhecido como Economia Social e Solidária (ESS). A ESS refere-se à produção de bens e serviços por um amplo conjunto de organizações e empreendimentos que têm objetivos sociais e, geralmente, ambientais explícitos, e são guiadas por princípios e práticas de cooperação, solidariedade, ética e autogestão democrática. O campo da ESS inclui cooperativas e outras formas de empreendimentos sociais, grupos de autoajuda, organizações comunitárias, associações de trabalhadores da economia informal, ONGs que asseguram a prestação de serviços, iniciativas de finanças solidárias, entre outros.

A Força-Tarefa acredita que a ESS é consideravelmente promissora na resposta aos objetivos econômicos, sociais e ambientais e nas abordagens integradas inerentes ao conceito de desenvolvimento sustentável. Este documento ilustra esse potencial analisando o papel da ESS em áreas temáticas selecionadas que consideramos ser centrais para o desafio do desenvolvimento socialmente sustentável no início do século XXI.

Fontes :

unsse.org