As potencialidades da economía solidária para a transformação das relações de gênero

Coloquio Internacional de Economía social y solidaria en un contexto de multiculturalidad, diversidad y desarrollo territorial, 15, 16 y 17 de abril 2015 –UNCuyo / Université Blaise Pascal – Mendoza

Résumé :

Embora as mulheres tenham sido ocultadas e tornadas invisíveis na maior parte da história da humanidade, a luta por emancipação, pelos direitos e pela construção da cidadania feminina vem, cada vez mais, ocupando o cenário científico e social dos últimos tempos. O objetivo principal desta pesquisa é, portanto, analisar alternativas que visem o fortalecimento desse processo de superação das desigualdades de gênero, o que requer, obrigatoriamente, uma atenção especial às questões atreladas às relações de trabalho.

Isso porque, a inserção das mulheres no mundo do trabalho é medida fundamental para a construção de sua autonomia e para viabilizar um processo de emancipação, seja ela financeira, social ou psicológica. No entanto não são todos os trabalhos que proporcionam esta emancipação. A economia solidária nos dá vários indícios de criação de uma nova cultura de igualdade de gênero que ali se gesta. A relevância deste trabalho reside, dessa forma, no fato de que é preciso problematizar teoricamente a relação entre mulheres, trabalho, renda e emancipação em espaços alternativos e transformativos.

O presente trabalho foi desenvolvido a partir do Projeto Economia Solidária e Cooperativismo na Região de Ijuí, o qual é integrante da Incubadora de Economia Solidária da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Sources :

Université Blaise Pascal