Como contribuir?

Enriquecer o site de recursos

Um site de recursos é rico quando dele decorre uma verdadeira dinâmica. Ele se torna mais rico ao ser compartilhado. Com muita energia, convidamos você a contribuir o mais possível para a alimentação do site de recursos, através do envio de documentos que você gostaria de dividir com um público mais amplo.

Informações necessárias para respeitar o conteúdo e a origem dos documentos:

Título:

Subtítulo:

Tipo de documento: (análise, participação em público, estudo de caso, carta/manifesto, nota de leitura, proposta)

Eixo temático (ver no site a coluna da esquerda): se for possível

Data do documento:

Autor:

Organização:

(se fosse possível, seria muito útil contar com uma breve apresentação do autor e/ou da organização).

Palavras-chave temáticas:

Palavras-chave geográficas:

Palavras-chave dos atores:

Fontes do documento: as referências exatas, se já foi publicado. Por exemplo; website de referência, etc.

O texto do documento.

Enriquecer a enciclopédia da ESS

Se você é especialista em um assunto da ESS, você pode alimentar a enciclopédia da ESS com novas definições, completar as definições existentes, acrescentar atores, etc.

O que é a Solecopédia?

A Solecopédia é uma iniciativa que visa a construir um banco internacional de conhecimentos sobre as iniciativas, as ideias e os valores de uma economia social e solidária, de uma economia ecológica.

Esta ferramenta permite a atores sociais e pesquisadores de diferentes países, culturas e setores trocar e comunicar as práticas e os conceitos de uma economia sustentável e solidária.

Como fazê-lo?

Acesse http://pt.solecopedia.org/index.php?title=P%C3%A1gina_Principal. Clique em Ajuda, embaixo, à direita, para criar a sua conta, e seja parte desta ferramenta de inteligência coletiva internacional que completa com breves definições os documentos e recursos incluídos no site de recursos.

Quem pode participar na Solecopédia?

Toda pessoa que tenha experiência em algum tipo de organização ou de atividade da economia social e solidária pode participar nesta enciclopédia interativa. É preciso apenas criar uma conta, depois criar ou modificar as páginas existentes, para ampliar e melhorar o conteúdo. É particularmente esperada a contribuição das organizações do setor, foi realizada ampla publicidade do projeto entre elas, a fim de estimular em especial a participação delas. Se você quer participar, vá para Ajuda e crie uma conta.

Acesse Solecopédia a partir deste site

Você pode acessar a Solecopédia digitando http://pt.solecopedia.org/index.php?title=P%C3%A1gina_Principal ou colocando uma palavra-chave da qual você quer procurar a definição, antes de mergulhar nas análises ou estudos de caso referidos a ela. (Exemplo, palavra-chave: “comércio justo”)

O site de recursos está ligado, claro, a outros projetos da ESS, como a Solécopédia, a enciclopédia da ESS (link para as definições) e o BDIS - Banco de dados das Iniciativas Solidárias, França (inclusão do módulo do BDIS - link para as iniciativas). Buscamos criar sinergias com outros projetos, em particular, outros exemplos de mapeamento no mundo.