Turismo e capital social : a experiência de desenvolvimento local sustentável no Distrito de Morro Azul, Litoral Norte do R.S.

Dissertação Mestrado Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional., Brasil

Enaldo Nunes Marques,, 2007

Para bajar : PDF (1,6 MiB)

Resumen :

O tema dessa investigação trata do capital social como prática de incentivo ao desenvolvimento do turismo. Dentro desta perspectiva são consideradas para o estudo variáveis associadas à oferta e demanda turística e aos impactos na comunidade-anfitriã. O objetivo principal é contribuir com reflexões que aproximem o fenômeno do turismo das práticas de capital social. Foi selecionado como objeto de estudo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, tendo como recorte o Distrito de Morro Azul, município de Três Cachoeiras. O estudo caracteriza-se pelo caráter exploratório do tema em questão, utilizandose como métodos de coleta de dados o levantamento de arquivo e de campo. Dentro deste último foi realizada observação participante, aplicação de questionários nos visitantes e entrevistas com a comunidade residente, além de levantamento fotográfico dos atrativos turísticos. Os resultados revelam que o capital social parece consolidado na localidade pesquisada,indicando que há uma grande vocação da comunidade-anfitriã para o desenvolvimento do turismo com vistas à sustentabilidade. Tais resultados evidenciam a importância da participação da população local no processo decisório o que conseqüentemente favorece o êxito das atividades relacionadas ao turismo.

Fuentes :

Digital Repository LUME UFRGS lume.ufrgs.br/handle/10183/12460