Mudanças Climáticas, Vulnerabilidades e Adaptação

A obra traz os resultados do subprojeto populações vulneráveis da pesquisa « Mudanças Climáticas, Desigualdades Sociais e Populações Vulneráveis no Brasil: Construindo Capacidades ».

Esse subprojeto foi coordenado pelo professor Renato Maluf, do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan), que também é presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pela professora Teresa da Silva Rosa, do Centro Universitário Vila Velha.

O subprojeto teve como foco os impactos regionais e as vulnerabilidades de populações de baixa renda em três biomas (Amazônia, Caatinga e Cerrado) e duas regiões metropolitanas (ambas em área de Mata Atlântica), que enfrentaram episódios relevantes de eventos climáticos, constituindo cinco estudos de caso.

Os estudos mostraram que as comunidades não conhecem o fenômeno das mudanças climáticas e não têm acesso a informações que possibilitem a elas se organizar e melhor enfrentar as alterações de temperatura e precipitação futuras.