Banco Palmas. Uma prática de socieconomia solidária.

Agora XXI / Banco Palmas Quito.- Programa de Gestão Urbana – UN/HABITAT. Maio 2003 39p.- (Caderno de Trabalho Nº116)

Joao Joaquim de Melo Neto Segundo, 2003

To download : PDF (140 KiB)

Summary :

O Banco Palmas consiste em um sistema integrado de microcréditos que organiza e articula os moradores do Conjunto Palmeira, uma favela muito pobre que abriga 30 mil habitantes localizada em Fortaleza-Ce, nordeste do Brasil, para produzirem e consumirem no próprio bairro. É um programa que foi criado e é totalmente administrado pela Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, dentro da lógica da socioeconomia solidária, indo muito além do simples ato de concessão do crédito como se faz nos bancos formais. As ações do banco tem início com a capacitação e empoderamento dos moradores, despertando a sensibilidade para a solidariedade e a colaboração enquanto estratégia de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável. Integra em um mesmo cenário instrumentos de crédito, produção, comercialização e consumo, na perspectiva de remontar localmente as cadeias produtivas, oportunizando trabalho, renda para os moradores.

O Objetivo do banco é proporcionar o desenvolvimento local e solidário do Conjunto Palmeira, a baixo custo e de forma sustentável, melhorando a qualidade de vida de seus moradores. Para alcançar seus objetivos o Banco Popular criou vários programas complementares que articulados entre si formam a Rede de Prosumidores (produtores e consumidores) do bairro, a saber: uma escola de capacitação, uma incubadora para mulheres em situação de risco, um laboratório de agricultura urbana, clubes de trocas com moda social, uma moeda própria que circula nos comércios do bairro, sistemas de feiras com os produtores locais e uma loja solidária.

Neste caderno vamos mostrar como tudo começou, e como funcionam esses instrumentos, destacando seus avanços, dificuldades e os impactos desta ação.

Sources :

Instituto Banco Palmas www.institutobancopalmas.org