A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMÉRICA LATINA: realidades nacionais e políticas públicas

Livo virtual:Seminário “Economia Solidária na América Latina: Realidades Nacionais e Políticas Públicas” , 26 - 28 de outubro de 2011, Rio de Janeiro, UFRJ

Sidney Lianza, Flávio Chedid Henriques, 2012

Scaricare PDF (1,6 MiB)

Compendio :

Este livro é fruto de um seminário organizado por três instituições: o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ), a Rede de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social e Solidária (RILESS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE).

O Seminário “Economia Solidária na América Latina: Realidades Nacionais e Políticas Públicas” ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro,no Centro de Tecnologia da UFRJ, e teve como principal objetivo traçar um painel das políticas públicas de economia solidária na América Latina.

Organizamos as mesas de tal forma que pudéssemos escutar representantes de governos de distintos países e debater suas políticas com a sociedade civil, incluindo representantes do movimento de economia solidária e das universidades que vêm discutindo esse tema no âmbito acadêmico.

Mapeamos os países nos quais existiam políticas públicas de economia solidária e buscamos trazer um representante oficial do governo de cada um deles, o que nem sempre foi possível. Nestes casos, atores da sociedade civil ficaram responsáveis por traçar um painel das políticas públicas de seus respectivos países. Convidamos também pesquisadores que

pudessem comentar as exposições realizadas, a fim de estimular o debate com o público.