Feminismos/economia feminista

Eixo temático Outra visão da economia

A economia feminista (EF) é uma corrente crítica de pensamento que procura tornar visíveis as dimensões de género das dinâmicas económicas.

A análise económica realizada pelo EF baseia-se numa definição ampla da economia e levanta o papel do trabalho doméstico e de cuidados como uma das questões centrais no seu discurso. A partir daqui, constrói-se um quadro teórico com a capacidade de questionar o capitalismo e a heteropatriarquia e de fazer propostas alternativas que se opõem ao sistema mercantilista centrado unicamente nas relações de produção monetizadas, esquecendo o resto das relações que, no entanto, são cruciais para o desenvolvimento da vida.

A EF tem vindo a construir críticas e reflexões em todos os campos temáticos da economia e em relação às diferentes escolas de pensamento, fazendo uma crítica particular à teoria neoclássica. Várias das contribuições fundamentais que deu são a reformulação do conceito de trabalho e do papel dos cuidados e da divisão sexual do trabalho.

A EF argumenta que o principal objectivo económico da sociedade é a sustentabilidade da vida. Isto implica colocar a existência de necessidades de cuidado e afecto que não estão presentes no mercado, o eixo central das relações económicas e produtivas do sistema capitalista, e que, portanto, nem todas as necessidades podem ser cobertas por recursos materiais (monetarizados).

A Economia Feminista e a Economia Social e Solidária (ESS) partilham um interesse em colocar a vida no centro da Economia. A Economia Feminista sublinha também que não é possível avançar para a sustentabilidade da vida sem virar o sistema económico do avesso, ou seja, repensar as nossas actividades a partir do campo dos cuidados e introduzir mudanças que, numa perspectiva de género, corrijam as desigualdades do sistema em que vivemos, desde as instituições públicas até à esfera privada, incluindo as organizações e empresas de economia social e solidária.

A ESS deve posicionar-se em todos estes debates e contribuir para o projecto feminista de construção de sociedades não sexistas e não patriarcais porque nenhuma proposta alternativa pode ser construída sem transformar as relações de poder e desigualdade entre mulheres e homens e porque a melhor forma de romper com a lógica capitalista é recuperar a importância dos corpos, do afecto e dos cuidados.

Há muitas áreas em que podemos e devemos trabalhar para o desenvolvimento de uma Economia Feminista e Solidária; do campo das políticas públicas; da integração da perspectiva feminista nas nossas organizações e nos nossos projectos; da geração de alianças com o movimento feminista, etc..

A articulação da visão feminista e solidária é, portanto, um dos desafios para, em última análise, reforçar as práticas das organizações e entidades de SSE a partir de contribuições e perspectivas feministas, a fim de aumentar a sua capacidade transformadora.

9 teses

Um video

Uma Ferramienta pedagogica

10 estudos de caso

21 Documentos de análises/working paper/articulos

Uma carta/manifesto

Uma palestra