Livro: Rosa Luxemburgo e Solidarnosc. Autonomia e autogestão

Marília : Lutas Anticapital

Claudio Nascimento, 2019

Scaricare PDF (1,5 MiB)

Compendio :

O movimento social SOLIDARNOSC foi uma revolução operária na medida em que os trabalhadores tiveram um papel dirigente através do emprego de formas de luta e organização especificamente operárias. Seu objetivo fundamental foi a luta por um socialismo baseado na autogestão operária e na autonomia.

Socialismo autogestionário porque as formas da vida pública democrática estavam baseadas na autogestão social com a formação de um sistema de Conselhos. O fundamental de SOLIDARNOSC está no fato de ser um enorme movimento de massa que, na sua práxis, atendeu até um projeto autogestionário da produção, da sociedade e do Estado. Não por acaso, Solidarnosc se chama sindicato autogerido, e geriu um programa pela República Autogestionária da Polônia.

Os trabalhadores poloneses através dos grupos autogestionários, dos conselhos operários, esboçaram na sua práxis uma estratégia socialista autogestionária, atualizando a visão de ROSA LUXEMBURGO da revolução enquanto processo, apontando para construção de uma hegemonia operaria a partir da greve de massa e da dualidade de poder