Unitrabalho

A Unitrabalho é uma Rede Nacional de Universidades que apoia os trabalhadores na sua luta por melhores condições de vida e trabalho, realizando projetos de ensino, pesquisa e extensão, que integram o conhecimento acadêmico ao saber elaborado na prática social.

A entidade nasceu há 14 anos e congrega dezenas de instituições de ensino superior públicas e comunitárias.

Concretizando sua missão de estimular o conhecimento sobre o mundo do trabalho e democratizar o acesso ao conhecimento produzido na universidade, a Unitrabalho vem realizando projetos de grande relevância.

Esses projetos estão articulados em torno de três programas nacionais:

Além de contribuir para o fortalecimento das organizações sociais relacionadas ao mundo do trabalho, a Unitrabalho busca o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior a ela agregadas.

Essas instituições têm um papel essencial na investigação dos problemas das comunidades nas quais estão inseridas e, num plano mais amplo, dos problemas nacionais. E, quanto mais sólidas e capazes de absorver as questões do mundo do trabalho em seu pensar e fazer, mais as universidades podem contribuir para uma organização social mais humana, justa e democrática.

Desde seu nascimento, a Unitrabalho tem uma atuação pautada pela ética e transparência. Desenvolvemos parcerias com organizações idôneas e representativas em suas áreas de atuação, respeitando a autonomia de pensamento dessas instituições.