Recursos Economia Social Solidária e Formação Profissional (Inicial) - FP

2021

En otros idiomas: English - français - italiano - Deutsch - ελληνικά - română

O principal objetivo desta página é compartilhar a jornada dos países europeus e as ferramentas e materiais utilizados em diferentes atividades de treinamento. Esta jornada tem sido sustentada por dois projetos Erasmus+ para promover a SSE na Europa.

O primeiro projeto - SSEE - Social and Solidarity Economy in Europe (2016-2018) - focalizou o IVET e visou o treinamento abrangente e o desenvolvimento profissional das jovens gerações, incluindo o projeto e a pilotagem de três módulos de treinamento. Foi desenvolvido por parceiros de 7 países : Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) - Portugal (Coordenação), ASPECT - Bulgária, Centrul de Resurse pentru Inițiative Etice și Solidare (CRIES) - Romênia, Glafka - República Tcheca, IED - Grécia, Solidarius Italia IT - Itália, Technologie-Netzwerk Berlin e. V. - Alemanha; mais RIPESS Europe.

Você pode consultar a documentação aqui.

Após a conclusão deste projeto, ficou claro que havia a necessidade de alinhar as práticas e metodologias da SSE e dos treinadores.

O segundo projeto - SSEVET2 - Strengthening competences and skills of VET trainers (2018-2021) - visa contribuir para a inovação em programas de EFP, em particular através da co-design e pilotagem de um curso de aprendizagem de ação. O Treinamento em Ação visa promover um processo de aprendizagem experimental, prática e envolvimento de instrutores de EFP em iniciativas de EFP, aproximando-nos da criação de uma comunidade de treinamento. Este projeto é desenvolvido por parceiros de 6 países: Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) - Portugal (Coordenação), Centrul de Resurse pentru Inițiative Etice și Solidare (CRIES) - Romênia, Dock Social Solidarity Zone - Grécia, Mouvement pour l’Economie Solidaire (MES) - França, Solidarius Italia - Itália, Technologie-Netzwerk Berlin e. V. - Alemanha; e RIPESS Europe, a rede européia SSE. O principal objetivo desta página é compartilhar o caminho percorrido pelos países europeus e as ferramentas e materiais utilizados nas diferentes atividades de treinamento. Esta jornada tem sido apoiada por dois projetos Erasmus+ que visam promover a SSE na Europa.

SSE VET2 - Strengthening VET trainers’ competences and skills  » (Número 2018-1-PT0-KA202-047501)

O programa de treinamento e o conteúdo apresentado nesta página seguem o fluxo de trabalho e a proposta implementada a nível europeu/nacional pelos parceiros deste projeto Erasmus+. Assim, convidamos todos os interessados neste tópico a replicar a proposta, seguindo o mesmo processo.

A. Formaçäo transnacional

Ver conteúdo Dia 1 a 5: SSE-VET2 Transnational Training - Bergamo (em inglês)

B; Formações nacionais

Portugal : A Economia Social Solidária e Formação de formadoras

C. Formação participativa transnacional (online)

Ver conteúdo Dia 1 a 5: : SSE-VET2 Transnational participatory training (online) (em inglês)

D. Outros