Vivendo e pensando o diferente representações sociais dos trabalhadores nos empreendimentos de Economia SolidáriaS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Dissertação Mestrado em Ciências sociais aplicadas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Aline Mendonça dos Santos, mai 2004

À télécharger : PDF (900 Kio)

Résumé :

O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de estudar as representações sociais nos empreendimentos de economia solidária. A economia solidária aparece com forte incidência, nos últimos tempos, em resposta à questão social, apresentando um caráter alternativo que promove uma outra relação de trabalho, suscitando análise e observação atenta de estudiosos, órgãos públicos e instituições de fomento a programas sociais. A subjetividade do trabalhador envolvido com a economia solidária ainda é pouco explorada pelos pesquisadores, mas existe a hipótese de que as mudanças ocorridas com a subjetividade dos trabalhadores são de suma importância para a consolidação do novo empreendimento. Assim, a pretensão do estudo desenvolvido neste trabalho é preencher essa lacuna, contribuindo para o debate em torno da economia solidária.

Para a realização deste, foi estabelecido um processo de práxis, em que contribuições teóricas estudadas, a realização da pesquisa de campo, unificadas à minha prática profissional comprometida com o tema configuram a construção aqui elaborada.

Inicialmente busquei contextualizar a situação da economia solidária no Brasil; após, fiz um apanhado da subjetividade, percorrendo as teorias de representações sociais e destacando o conceito de experiência social em Dubet; em seguida, apresento o percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa e, na seqüência, a análise dos dados da mesma. Finalizei com uma breve discussão sobre os resultados da pesquisa sinalizando para outros problemas que devem ser considerados em estudos posteriores.