Um mapeamento e uma revista sobre experiências educativas transformadoras

A Universidad del Buen Vivir/Campaña para un Currículum Global de la Economía Social Solidaria iniciou um projecto para recolher práticas educativas que tenham impacto a nível local e assim transformar os territórios e as pessoas que aí vivem. A ideia é preparar as actividades que serão propostas durante o Fórum Social Mundial (FSM) 2022 na Cidade do México e a celebração do primeiro ano da Universidad del Buen Vivir.

Para este fim, foi enviada uma mensagem a estudantes, educadores, professores e formadores, principalmente na América Latina, a casa natural da Universidade. Realizou-se um círculo de diálogo online e foram organizados encontros nos quais os participantes puderam descrever em pormenor a sua iniciativa educacional, trocar e tentar aprofundar a dimensão popular científica e comunitária da Universidade de Buen Vivir.

Através de um formulário online (em espanhol, português e inglês), as experiências foram publicadas

- sobre um mapa de socioeco.org Experiências educativas para o Buen Vivir, práticas transformadoras para outro mundo possível

- na la Revista ES - Economia Social n°18 de Janeiro de 2022 que reúne 25 destas iniciativas em espanhol e português.

Da Catalunha às Filipinas, passando pela Colômbia, Argentina, Brasil ou México, as experiências abordam muitos e variados temas : cidadania global, turismo solidário, agroecologia, direitos laborais, movimentos indígenas, etc.

Se deseja contribuir para a descrição de uma experiência educativa transformadora que enriquece o mapeamento e assim prepara o FSM 2022, vá a http://www.socioeco.org/expeduca_fr.html, descarregue o formulário e envie-o para Françoise Wautiez fwautiez@socioeco.org, com fotos ou documentos que julgue poderem ilustrar a iniciativa.