socioeco.org
Site ressources de l’économie sociale et solidaire

Ação Pública e Economia Solidária – Uma Perspectiva Internacional

Genauto Carvalho de França Filho, Jean-Louis Laville, Alzira Josefa de Siqueira Medeiros, Jean-Philippe Magnen, Editora: CIAGS/UFBA, Brasil, 2005

A economia solidária como conceito em gestação na virada da ultima década sinalizava a necessidade de compreensão de iniciativas que emergiam em países da América Latina e Europa. Hoje, a questão colocada envolve seu entendimento como campo de práticas e especialmente sua relação com os poderes públicos.

Neste sentido, o livro Ação Pública e Economia Solidária – Uma Perspectiva Internacional oferece uma tripla originalidade. Em primeiro lugar por reunir contribuições de diferentes atores que lidam com o assunto entre professores/pesquisadores, gestores públicos e participantes dos empreendimentos. Em segundo lugar, o livro explora um contexto abrangente ao analisar as realidades brasileira e francesa, com destaque para a avaliação de experiências de políticas públicas neste âmbito nos dois países. Por fim, trata-se de um livro que discute a economia solidária na sua dimensão de ação pública. Uma ação pública da sociedade, que encontra hoje grande confluência com iniciativas partindo do Estado na forma de políticas públicas.