Um “mapa de soluções” da Economia Social e Solidária em Socioeco.org

Vivemos numa época de cartografias, mapas nascem todos os dias. O mapa de iniciativas sustentáveis da Rede Convergir (Portugal) ou de ESSglobal Brasil sobre a economia solidária, são disto exemplo.

Um sonho ambicioso seria juntá-los a todos num mapa mundial, com categorias claras, que permitam selecionar o que estamos a procurar. Com que objetivo? Fundamentalmente para dar visibilidade ao que queremos mostrar, multiplicar os pontos e os nós para fazer emergir estas alternativas que vêm a propagar-se mas continuam invisibilizadas.

O “mapa de soluções” da Economia Social e Solidária (ESS) é uma destas ferramentas de visibilidade implementadas na página ​www.socioeco.org​. O objetivo é contribuir para dar visibilidade à ESS (multiplicidade de pontos), assim como às soluções que esta aporta e que ocupam todo o espectro da esfera económica na sua vocação de satisfazer as necessidades das populações de todo o tipo como a alimentação, saúde, educação, cultura, alojamento, acesso à água e à terra, energia e proteção do meio ambiente. Soluções inovadoras ou ancoradas numa história ou num território para gerir os recursos, produzir, comercializar, financiar, consumir, utilizar tecnologias apropriadas, ou reciclar e re-injetar no circuito económico os desejos da produção.

Soluções implementadas em termos de moedas complementares para realocar a economia, dar visibilidade a iniciativascidadãs locais, assim como a políticas públicas implementadas para estimular o estabelecimento e fortalecimento de vínculos entre protagonistas com diferentes interesses, mas que partilham um mesmo lugar de vida, promovendo assim a transformação à escala global tão esperada.

É sobre isto e muito mais que o mapa de soluções quer falar: há também projetos mais específicos orientados às mulheres ou aos/as jovens, os/as eternos/as invisíveis do sistema; a possibilidade de divulgar os meios de comunicação alternativos, que são nossos aliados na hora de difundir as iniciativas solidárias, mas que ainda não são muito visíveis; os centros de investigação em ESS, as redes de ESS que agrupam organizações e atores de terreno com capacidade de multiplicar o impacto das iniciativas a nível local, regional, nacional, continental e até mesmo ao nível global.

E assim chegamos ao segundo objetivo deste mapa de soluções: contar, inspirar, federar, mutualizar, criar redes oferecendo descrições de iniciativas provenientes de investigações, teses científicas, artigos de fundo, respostas ao formulário online da página socioeco.org, assim como vídeos que por vezes contam mais coisas do que um documentoColocar ​online histórias, histórias de vida, obstáculos a enfrentar e elementos de apoio, novas ou menos novas formas de fazer e de pensar para...semear, multiplicar, reproduzir o número de iniciativas e dar sentido à ideia de transformação social subjacente à economia
social e solidária.

Para que este mapa de soluções viva, os atores da ESS necessitam contar a sua própria história uma e outra vez. Esta é uma chamada: assinalem um meio de comunicação alternativo, uma rede de ESS ou um centro de investigação de ESS. Enviem-nos as vossas histórias com a forma que queiram, seja através do nosso formulário (que podem melhorar), seja através do envio de um documento que tenham ou o link/URLde um vídeo. Iremos agregá-los um por um, para que pouco a pouco este mapa se encha de cores e inspirações para um futuro solidário.

Finalmente, partilhar com todos/as vós que a socioeco.org oferece já 12000 referênciasem 6 idiomas: francês, inglês, castelhano, italiano, português e alguns documentos em alemão. Quer realizar estudos sobre ESS? Ler conteúdos sobre temáticas que lhe interessam? Ver vídeos de conferências que ilustram determinadas experiências? Adicionar um dos seus documentos, a sua tese, a sua iniciativa...não duvide em recorrer a esta página.

Para mais informações, contactar: Françoise Wautiez