socioeco.org
Resource website of social and solidarity economy

Apresentação

Por que um site de recursos?

A informação sobre a economia social e solidária (ESS) se encontra espalhada em grande número de websites, em diferentes línguas. Entre os pesquisadores não há acordo quanto às definições, os termos não são utilizados da mesma forma em um continente e no outro. Alguns a chamam economia popular e solidária, outros, economia social, e há finalmente quem a chama economia social e solidária (termo que nós não vamos utilizar neste site). As realidades e as práticas são divergentes. Em um esforço em favor da coerência, quisemos reunir aqui o máximo de documentos - estudos de caso, análises, entrevistas, experiências, propostas - em francês, inglês, espanhol, português e italiano (com a possibilidade de acrescentar mais línguas no futuro), provenientes dos cinco continentes.

Além das ideias e dos conceitos que constituem o campo ampliado da ESS, queremos também divulgar as experiências e os atores que fazem deste segmento um verdadeiro vetor de transformação social no mundo inteiro. Com a implementação de um website de recursos comum, com vocação internacional, ficará demonstrada a riqueza e a pertinência da visão da economia própria da ESS.

Diferentes modos de acesso aos documentos

O site foi concebido de maneira a permitir o acesso aos documentos a través de uma série de pontos de entrada.

  • Uma entrada temática, a entrada Eixos Temáticos, com arquivos que reúnem todos os documentos que abordam o mesmo tema;
  • Uma entrada por palavras-chave, com uma lista de palavras-chave já definidas;
  • Uma entrada geográfica por pais;
  • Uma entrada por autor o organismo;
  • Uma entrada por conferência;
  • e um motor de busca.

De que tipo de recursos se trata?

Trata-se de um website de recursos documentais que vai permitir aos cidadãos, pesquisadores, jornalistas e às autoridades locais encontrar mais facilmente informações sobre a ESS, e que vai apresentar o potencial que este setor tem para renovar os modos de desenvolvimento. Este site não se propõe “apagar” a identidade dos sites aderidos mas mostrar o leque de dinâmicas apresentadas pela ESS e compartilhar os recursos documentais.

A esta função fundamental se somam outras, em sinergia com as iniciativas concretas da ESS no mundo:

  • um cronograma internacional da ESS, contendo datas de eventos a serem realizados na área da ESS.
  • a seção Bibliografia da ESS ;
  • uma “Enciclopédia da ESS”, onde você vai encontrar um glossário com grande quantidade de definições dos conceitos próprios da ESS. Com efeito, a Solecopédia foi concebida como um wiki em sete idiomas, ela explica a terminologia ligada à ESS e contém a tradução nas outras línguas. Além disso, você pode consultar os documentos de análise ou os estudos de caso que ilustram com maior profundidade as definições por meio de palavras-chave.
  • o sitios web da ESS
  • o mapa com os estudos de caso, as formações em ESS (tamben aqui) e as teses.
  • a seção Teses com as tesis universitarias.

E mapas

Socioeco.org desenvolveu mapas com base no mapa das soluções mencionado acima:
- * O mapa das políticas públicas da ESS reúne em um mapa as políticas públicas que em diferentes escalas territoriais funcionam a favor da ESS:
- * O mapa de mídia independentes e cooperativos inclui uma presentação de mídia en todo o mundo e seus artigos relacionados a ESS;
- * o mapa ESSGlobal mostra o perfil de cada iniciativa em sua região (atualmente Brasil, Quebec e França), o que permitirá que você faça a ligação com os atores do ESS.

Para encontrar o que deseja

facilmente

, basta clicar em "O que você está procurando na ESS" na parte superior da página principal, irá dirigi-lo diretamente para os diferentes elementos do website.

Socioeco.org, também é um monitoramento diário de notícias

Os resultados deste monitoramento podem ser encontrados no scoop.it e Facebook páginas de socioeco.org. Dezenas de notícias para acompanhar a ESS a nível internacional nas principais línguas do site.

A ideia é permitir ao internauta visualizar o conteúdo, as definições, os diferentes atores da ESS e as propostas para avançar ainda mais na reflexão, um cronograma para exercer o compromisso, refletir junto com outros, acessar relatos de experiências inovadoras, para serem reproduzidas ou não, e um panorama das iniciativas para poder aplicar a ESS no dia-a-dia.