Apresentação

Por que um site de recursos?

A informação sobre a economia social e solidária (ESS) se encontra espalhada em grande número de websites, em diferentes línguas. Entre os pesquisadores não há acordo quanto às definições, os termos não são utilizados da mesma forma em um continente e no outro. Alguns a chamam economia popular e solidária, outros, economia social, e há finalmente quem a chama economia social e solidária (termo que nós não vamos utilizar neste site). As realidades e as práticas são divergentes. Em um esforço em favor da coerência, quisemos reunir aqui o máximo de documentos - estudos de caso, análises, entrevistas, experiências, propostas - em francês, inglês, espanhol, português e italiano (com a possibilidade de acrescentar mais línguas no futuro), provenientes dos cinco continentes.

Além das ideias e dos conceitos que constituem o campo ampliado da ESS, queremos também divulgar as experiências e os atores que fazem deste segmento um verdadeiro vetor de transformação social no mundo inteiro. Com a implementação de um website de recursos comum, com vocação internacional, ficará demonstrada a riqueza e a pertinência da visão da economia própria da ESS.

Diferentes modos de acesso aos documentos

O site foi concebido de maneira a permitir o acesso aos documentos a través de uma série de pontos de entrada.

De que tipo de recursos se trata?

Trata-se de um website de recursos documentais que vai permitir aos cidadãos, pesquisadores, jornalistas e às autoridades locais encontrar mais facilmente informações sobre a ESS, e que vai apresentar o potencial que este setor tem para renovar os modos de desenvolvimento. Este site não se propõe “apagar” a identidade dos sites aderidos mas mostrar o leque de dinâmicas apresentadas pela ESS e compartilhar os recursos documentais.

A esta função fundamental se somam outras, em sinergia com as iniciativas concretas da ESS no mundo:

E mapas

Socioeco.org desenvolveu mapas :

  • o mapa com os estudos de caso, as formações em ESS (tamben aqui) e as teses.
  • O mapa das políticas públicas em favor da SSE reúne em um mapa as políticas públicas que em diferentes escalas territoriais trabalham em favor da ESS:
  • O mapa "Jornalismo de Soluções" da mídia independente e cooperativa inclui tanto uma ficha por mídia ao redor do mundo quanto seus artigos relacionados à ESS;
  • ESS para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) inclui o mapa de soluções, mas classificado pelas ODS:
  • Mapa de ferramentas pedagógicas SSE inclui manuais, cadernos, guias, jogos educativos, etc., para aumentar a conscientização sobre ESS:

As cartografias da Socioeco não pretendem ser exaustivas, nem têm qualquer propósito estatístico ou analítico. Ao contrário, eles coletam histórias contadas por jornalistas, pesquisadores e as próprias iniciativas. Seu objetivo é mostrar que a SSE oferece soluções concretas para muitos dos elementos que constituem o campo social. A apresentação geográfica mostra que a SSE está presente em todos os países do mundo e pode ser de interesse para o que está acontecendo no país onde se vive. Algumas dessas iniciativas não existem mais, mas têm o mérito de ter existido e podem ainda hoje servir de inspiração.

A página também inclui mapas desenvolvidos por outras organizações para um país (França) ou uma região/cidade de iniciativas relacionadas à SSE.

Para encontrar o que deseja

facilmente

, basta clicar em "O que você está procurando na ESS" na parte superior da página principal, irá dirigi-lo diretamente para os diferentes elementos do website.

A ideia é permitir ao internauta visualizar o conteúdo, as definições, os diferentes atores da ESS e as propostas para avançar ainda mais na reflexão, um cronograma para exercer o compromisso, refletir junto com outros, acessar relatos de experiências inovadoras, para serem reproduzidas ou não, e um panorama das iniciativas para poder aplicar a ESS no dia-a-dia.