Os nosos colaboradores

Fundação Charles Léopold Mayer

A Fundação Charles Léopold Mayer é a principal entidade de financiamento do website socioeco.org. A Fundação Charles Léopold Mayer atua, essencialmente, nos âmbitos da governança e do desenvolvimento sustentável, baseado em uma economia plural. Por outro lado, elabora inovadores métodos e ferramentas de colaboração.

Website: https://www.fph.ch/index_fr.html

RIPESS}

A RIPESS é uma rede intercontinental que vincula as redes da economia social e solidária de todos os cantos do planeta. Como rede de redes, está composta de redes intercontinentais que, por sua vez, reúnem redes nacionais e redes setoriais. A RIPESS acredita na importância de uma globalização da solidariedade visando a construir e reforçar uma economia focalizada nas pessoas e no mundo. De Lima a Québec, de Dakar a Luxemburgo, a RIPESS organiza fóruns mundiais, a cada quatro anos, com a finalidade de criar um nexo para a aprendizagem, a troca de informações e a colaboração.

Website: https://www.ripess.org/?lang=es e https://www.ripess.eu

Solecopedia

A Solecopedia, que foi proposta no 4° Fórum Globalização da Solidariedade Lux09 em abril de 2009, por membros fundadores de ALOE, Aliança para uma economia responsável plural e solidária, é uma iniciativa que visa a construir uma base de conhecimento internacional acerca das iniciativas, as ideias e os valores de uma economia social e solidária, de uma economia ecológica.

Esta ferramenta permite aos atores e pesquisadores de diversos países, culturas e segmentos fazer uma troca das práticas e conceitos de uma economia sustentável e solidária. A maioria das palavras-chave utilizadas no site socioeco.org tem sua definição na Solecopedia.

Website : https://solecopedia.socioeco.org/

Autour du 1er Mai

Autour du 1er mai é a associação que criou e mantém o site Base Cinema e Sociedade : um banco de dados de filmes sobre a sociedade e seus questionamentos, para permitir a todos e todas encontrar filmes, saber onde vê-los, como consegui-los ou como organizar uma projeção.

Os filmes foram classificados no site por vias de acesso temáticas, e também é possível encontrar todos os filmes relacionados com a economia social e solidária diretamente no site socioeco.org, classificados em diversas filmografias.

A equipe da associação está à sua disposição para assessorar na organização de uma projeção, na elaboração de filmografias ou em outras áreas ligadas às suas atividades.

Website : https://www.autourdu1ermai.fr/

Coredem

A Coredem (Comunidade de sites Recursos de documentos para uma Democracia Mundial) é um espaço onde é possível compartilhar saberes e práticas por e para os agentes da mudança. Umas trinta organizações e redes, entre as quais está a socioeco.org, partilham desde já suas informações e análises para criar inteligência coletiva. A Coredem está aberta às organizações, redes, movimentos e meios de informação que transformam suas experiências, suas propostas e suas análises, em ferramentas ao serviço de sociedades solidárias, sustentáveis e responsáveis.

Website: https://www.coredem.info/

DPH

DPH, Diálogos, Propostas, Histórias para uma cidadania mundial propõe mais de 7 000 fichas sobre iniciativas exemplares, inovadoras, análises para serem compartilhadas em francês, inglês, espanhol e português que tem sua origem em todos os continentes. As fichas DPH sobre ESS estão também no site socioeco.org.

Website: https://www.d-p-h.info/index_pt_br.html

Ritimo

A Ritimo é uma rede de informação e documentação para a solidariedade e o desenvolvimento sustentável. Em 90 lugares da França, a Ritimo reúne público, promove campanhas de cidadania, propõe animações e cursos de capacitação. A Ritimo está comprometida na difusão da informação e documentação por meio de seu website (em francês, inglês, espanhol e português).

Website: https://www.ritimo.org

Edições Charles Léopold Mayer

As Edições Charles Léopold Mayer publicam livros de análise, de reflexão e de propostas para renovar as práticas e os modos de ação que se desenvolvem na atualidade tanto localmente quanto em uma sociedade globalizada, que busca alternativas e ideias. As Edições Charles Léopold Mayer publicam, entre outros, livros sobre o comércio justo, a cooperação internacional, o diálogo intercultural, a economia solidária, as finanças solidárias, o turismo responsável, a governança local e global, a democracia participativa, os bens públicos, a responsabilidade social, a construção da paz, a ética, o consumo, a gestão do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a ciência cidadã.

Website: https://www.eclm.fr

Solidarius Italia

Solidarius Italia es una microempresa de economía solidaria (sociedad de personas not for profit). Opera a nivel nacional e internacional en procesos de desarrollo local para crear, cualificar, sostener microempresas y redes de colaboración y economía solidaria construyendo sustentabilidad económica, social y ambiental, así como cohesión social.

Privilegia 5 campos de intervención: Investigación, Formulación, Proyección social, Edición, Comunicación Social. Es el nodo italiano de la red transnacional promovida por “Solidarius”, organismo inserto en la Red brasilera de socioeconomía solidaria y es uno de los fundadores de RIPESS Europa.

Sitio web: https://www.solidariusitalia.it

UNTFSSE Knowledge Hub on SDGs

Compêndio dos artigos seleccionados entre os 320 apresentados no âmbito do convite à apresentação de propostas "Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Qual é o papel da Economia Social e Solidária?", Iniciativa da Task Force Inter-Agências das Nações Unidas para a Economia Social e Solidária (UNTFSSE) em aliança com o Instituto de Investigação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD).

Sitio web: https://knowledgehub.unsse.org/pt/knowledge-hub/characterization-of-the-untfsse-knowledge-hub-3/