socioeco.org
Website de recursos comum da economia social e solidária

Os nosos colaboradores

Fundação Charles Léopold Mayer

A Fundação Charles Léopold Mayer é a principal entidade de financiamento do website socioeco.org. A Fundação Charles Léopold Mayer atua, essencialmente, nos âmbitos da governança e do desenvolvimento sustentável, baseado em uma economia plural. Por outro lado, elabora inovadores métodos e ferramentas de colaboração.

Website: http://www.fph.ch

RIPESS internacional

A RIPESS é uma rede intercontinental que vincula as redes da economia social e solidária de todos os cantos do planeta. Como rede de redes, está composta de redes intercontinentais que, por sua vez, reúnem redes nacionais e redes setoriais. A RIPESS acredita na importância de uma globalização da solidariedade visando a construir e reforçar uma economia focalizada nas pessoas e no mundo. De Lima a Québec, de Dakar a Luxemburgo, a RIPESS organiza fóruns mundiais, a cada quatro anos, com a finalidade de criar um nexo para a aprendizagem, a troca de informações e a colaboração.

Website: http://www.ripess.org/?lang=es

Solecopedia

A Solecopedia, que foi proposta no 4° Fórum Globalização da Solidariedade Lux09 em abril de 2009, por membros fundadores de ALOE, Aliança para uma economia responsável plural e solidária, é uma iniciativa que visa a construir uma base de conhecimento internacional acerca das iniciativas, as ideias e os valores de uma economia social e solidária, de uma economia ecológica.

Esta ferramenta permite aos atores e pesquisadores de diversos países, culturas e segmentos fazer uma troca das práticas e conceitos de uma economia sustentável e solidária. A maioria das palavras-chave utilizadas no site socioeco.org tem sua definição na Solecopedia.

Website : http://pt.solecopedia.org/index.php/P%C3%A1gina_principal

ESSGlobal

O projeto ESSglobal, criado também durante o 4° Fórum Globalização da Solidariedade Lux09 do RIPESS, em abril de 2009, é uma iniciativa que visa à elaboração de meios para a intercomunicação mundial dos sistemas de informação da Economia Social e Solidária e para a implementação de um mapa global dos empreendimentos solidários e seus produtos/serviços. No médio prazo, a cartografia de ESSGlobal será retomada na seção « Iniciativas da ESS » do site socioeco.org, por sua clara vocação internacional.

Website : http://www.essglobal.info/

BDIS

O BDIS, Banco de Dados das Iniciativas Econômicas e Solidárias, é um projeto nacional desenvolvido pelo MES (Mouvement pour l’économie solidaire) e colocado em prática em diversas regiões da França. É possível consultar a cartografia do BDIS no site socioeco.org na seção « Iniciativas da ESS » para identificar as iniciativas solidárias que se desenvolvem na sua região ou bairro.

Website : http://www.la-bdis.org

RELIESS

O RELIESS é um Centro internacional de referência e ligação que quer ser, acima de tudo, um lugar de encontro de pessoas e de ideias que se focalizam nas políticas públicas em favor da economia social e solidária. Seu objetivo é estimular o espírito de co-construção e de diálogo, disponibilizando maiores informações sobre experiências inovadoras da economia social e solidária que foram desenvolvidas graças a iniciativas do setor público e favorecendo o estabelecimento de redes entre atores trabalhando em favor da economia social, quer sejam do setor público ou da sociedade civil.

Website : http://reliess.org/?lang=es

Autour du 1er Mai

Autour du 1er mai é a associação que criou e mantém o site Base Cinema e Sociedade : um banco de dados de filmes sobre a sociedade e seus questionamentos, para permitir a todos e todas encontrar filmes, saber onde vê-los, como consegui-los ou como organizar uma projeção.

Os filmes foram classificados no site por vias de acesso temáticas, e também é possível encontrar todos os filmes relacionados com a economia social e solidária diretamente no site socioeco.org, classificados em diversas filmografias.

A equipe da associação está à sua disposição para assessorar na organização de uma projeção, na elaboração de filmografias ou em outras áreas ligadas às suas atividades.

Website : http://www.autourdu1ermai.fr/

Coredem

A Coredem (Comunidade de sites Recursos de documentos para uma Democracia Mundial) é um espaço onde é possível compartilhar saberes e práticas por e para os agentes da mudança. Umas trinta organizações e redes, entre as quais está a socioeco.org, partilham desde já suas informações e análises para criar inteligência coletiva. A Coredem está aberta às organizações, redes, movimentos e meios de informação que transformam suas experiências, suas propostas e suas análises, em ferramentas ao serviço de sociedades solidárias, sustentáveis e responsáveis.

Website: http://www.coredem.info/

DPH

DPH, Diálogos, Propostas, Histórias para uma cidadania mundial propõe mais de 7 000 fichas sobre iniciativas exemplares, inovadoras, análises para serem compartilhadas em francês, inglês, espanhol e português que tem sua origem em todos os continentes. As fichas DPH sobre ESS estão também no site socioeco.org.

Website: http://www.d-p-h.info/index_pt_br.html

Ritimo

A Ritimo é uma rede de informação e documentação para a solidariedade e o desenvolvimento sustentável. Em 90 lugares da França, a Ritimo reúne público, promove campanhas de cidadania, propõe animações e cursos de capacitação. A Ritimo está comprometida na difusão da informação e documentação por meio de seu website (em francês, inglês, espanhol e português).

Website: http://www.ritimo.org

Edições Charles Léopold Mayer

As Edições Charles Léopold Mayer publicam livros de análise, de reflexão e de propostas para renovar as práticas e os modos de ação que se desenvolvem na atualidade tanto localmente quanto em uma sociedade globalizada, que busca alternativas e ideias. As Edições Charles Léopold Mayer publicam, entre outros, livros sobre o comércio justo, a cooperação internacional, o diálogo intercultural, a economia solidária, as finanças solidárias, o turismo responsável, a governança local e global, a democracia participativa, os bens públicos, a responsabilidade social, a construção da paz, a ética, o consumo, a gestão do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a ciência cidadã.

Website: http://www.eclm.fr

P’Actos Europeos

É uma entidade aberta de recursos, composta por organizações da Alemanha, Escócia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. Elas partilham um enfoque e um compromisso para a reconstrução de um pacto territorial econômico e social que esteja à altura dos desafios. Como se trata aqui de direitos fundamentais « Fazer pacto » significa fazer mutualismo, progredir, criar, com o rigor de um método que demonstrou ser válido: o percurso de aprendizagem para aprender uns dos outros.

Website: http://www.pactes-locaux.org/

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável

O primeiro número foi publicado em novembro de 2003. O Boletim está visando promover o desenvolvimento local sustentável, que é para nós uma base fundamental da construção de alternativas à crise mundial que vivemos. A equipe editorial sente a importância de construir pontes entre as pessoas de diferentes regiões do mundo. É por isso que publicamos em quatro línguas: francês, inglês, espanhol e português (e até em japonês desde 2010). A iniciativa é estritamente independente e totalmente voluntária. Os artigos do Boletim estão disponíveis na socioeco.org.

Website: http://developpementlocal.blogspot.com/

Solidarius Italia

Solidarius Italia es una microempresa de economía solidaria (sociedad de personas not for profit). Opera a nivel nacional e internacional en procesos de desarrollo local para crear, cualificar, sostener microempresas y redes de colaboración y economía solidaria construyendo sustentabilidad económica, social y ambiental, así como cohesión social.

Privilegia 5 campos de intervención: Investigación, Formulación, Proyección social, Edición, Comunicación Social. Es el nodo italiano de la red transnacional promovida por “Solidarius”, organismo inserto en la Red brasilera de socioeconomía solidaria y es uno de los fundadores de RIPESS Europa.

Sitio web: http://www.solidariusitalia.it