I Oficina nacional de formação/ educação em economia solidaria (Documento final)

Brasília: MTE, Senaes, SPPE, DEQ,

Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), 2006

Download : PDF (250 KiB)

Resumo :

No primeiro momento da Oficina foram conhecidas e debatidas diversas experiências de formação que estão sendo realizadas por organizações que atuam com Economia Solidária no Brasil. Antes do evento, os participantes haviam sistematizado essas iniciativas com base em um roteiro (Anexo I) elaborado pela Comissão Organizadora.

Percebeu-se a existência de uma grande e rica diversidade de atuação entre as ações realizadas por entidades de apoio e fomento, empreendimentos, redes de articulação em nível regional e nacional, incubadoras universitárias, dentre outras.

Durante a Oficina, as iniciativas de formação foram agrupadas a partir de duas características: as experiências de formação de formadores/multiplicadores e as experiências de formação de trabalhadores de empreendimentos econômicos solidários.

Os participantes foram organizados em dois grupos que trabalharam com as fichas de relato de experiências anteriormente preenchidas (Anexo III), cujo objetivo foi identificar as principais lições que as experiências nos ensinam, considerando suas contribuições, limites e dificuldades.