Braga, Portugal - Universidade do Minho – Cursos de Mestrado Economia Social

Apresentação

O Curso de Mestrado em Economia Social constitui um desenvolvimento das atividades de ensino e de investigação da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Na perspetiva do ensino, o Curso de Mestrado em Economia Social permite aprofundar os tópicos da licenciatura em Economia proposta pela Escola de Economia e Gestão. Na perspetiva da investigação, o Curso de Mestrado em Economia Social visa evidenciar a componente social e histórica da análise económica.

A criação do Curso de Mestrado em Economia Social vem, por conseguinte, dar prosseguimento natural aos projetos de ensino e de investigação atualmente existentes na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e, paralelamente, responder às solicitações de investigadores e de licenciados. Pretende-se contribuir para o prosseguimento dos seus estudos de pós-graduação nesta área do conhecimento, preenchendo, deste modo, uma lacuna existente no contexto dos cursos de pós-graduação da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

As dissertações que têm sido defendidas nas edições anteriores do Mestrado em Economia Social versam sobre as seguintes temáticas: Microcrédito e Empreendedorismo Social, Turismo Cultural, Associações Desportivas e Culturais, Voluntariado, Economia do Desporto, Economia da Dádiva e a relevância do Terceiro Setor na economia.

A partir de 2013, inclusivé, será premiado o melhor Trabalho Conclusivo (Dissertação ou Relatório de Estágio) do Mestrado em Economia Social, defendido em cada ano civil.