Curitiba, Brasil - Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), – Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas

O PPGCOOP/PUCPR é o único programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Brasil e da América Latina, não havendo, portanto, nenhum programa similar e no mesmo nível de qualificação (stricto sensu).

A Gestão de Cooperativas enfatiza as relações externas, a construção das potencialidades internas e a preparação da organização para a mudança, mantendo a preocupação com uma visão de longo prazo, envolvendo a sociedade, o cooperado e o mercado. Um dos principais objetivos é compatibilizar os aspectos internos com os externos, construindo um alinhamento coerente de todos os níveis da organização com o seu ambiente, objetivando a manutenção da sua competitividade. Os processos mais enfatizados na gestão de cooperativas são a formulação, implementação, controle e aprendizagem estratégica. Tais processos consideram, além dos aspectos sociais, tecnológicos e econômicos, os fatores políticos e culturais das organizações e seus cooperados.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas oferece o curso de Mestrado Profissional, e possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria interna ou externa, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e/ou instituições de ensino superior no campo da Gestão e Cooperativismo.

A CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação que regulamenta os programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil, concedeu o conceito 4 ao PPGCOOP em sua primeira avaliação, ocorrida em 2017 (Oficio n◦ 299/2018-CECOL/GAB/PR/CAPES). Esta avaliação é quadrienal e sua escala varia de 1 a 5 para programas de mestrado, sendo que os conceitos 4 e 5 são considerados padrões de excelência. A obtenção do conceito 4 na primeira avaliação de um programa não é fato comum, o que confere ao PPGCOOP grande credibilidade e afirmação de qualidade no ensino e pesquisa.

Conctacto

ppgcoop@pucpr.br