COOPERATIVA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA POPULAÇÃO DE RUA

Site de la editorial

Paulo Lourenço Domingues Júnior, Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos, Brasil, 2003

A inclusão da população de rua na sociedade por meio de cooperativas de trabalho é o tema do livro Cooperativa e a construção da cidadania da população de rua, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos. A pesquisa do professor Paulo Lourenço Domingues Junior, mostra, em 122 páginas, as possibilidades da conquista da cidadania pelos moradores graças as cooperativas.

Segundo o autor, tentativas de inclusão social pelo trabalho vêm sendo feitas através de geração de emprego e renda, visando a recuperação da autonomia perdida diante da vida e da estruturação de identidades positivas. ?Uma das tentativas consiste na realização das cooperativas de trabalho, possibilitando a união dos moradores de rua para vender o produto de seu trabalho diretamente às grandes fábricas e aos grandes atacadistas?.

No livro, o autor analisa a formação, trajetória e gestão da Cooperativa de Catadores de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (COOPAMARE). E enfoca a possibilidade do surgimento de novos atores políticos a partir da condição de morador da rua e do trabalho de catador de papelão.