socioeco.org
Website de recursos comum da economia social e solidária

Os princípios da Grande Transição

Eixo temático Outra visão da economia

Frente aos efeitos devastadores da globalização, predadora em termos sociais, humanos e ecológicos, uma nova economia se impõe: ela propõe novas relações sociais e uma vinculação privilegiada com o planeta. Certos autores afirmam que há uma necessária transição de um modelo único no mundo, baseado no crescimento econômico e fundado no endividamento cada vez maior e na depredação dos recursos naturais para uma federação descentralizada de economias sociais e ecológicas.

Quais são os grandes princípios que regem esta transição? Esse é o desafio democrático por excelência para onde devem confluir os discursos do Norte e do Sul. Dos diversos textos escritos é possível detectar grandes linhas, a saber: uma economia da suficiência mais que do crescimento, um novo questionamento às noções de riqueza e de indicadores - eis o verdadeiro barômetro de uma sociedade que busca uma nova direção - moedas descentralizadas que acabam com as taxas usurárias e servem como ferramentas para situar novamente a economia nos territórios, bem como financiamento ao serviço social, aos sistemas locais de alimentação, às cadeias produtivas e mercados de colaboração solidária, soluções energéticas que permitem diminuir a nossa dependência dos combustíveis fósseis e fornecem soluções geolocalizadas, que permitem, por sua vez, maior autonomia e mais resiliência local e regional, justiça social, gestão coletiva dos bens comuns e também de outros. Desenvolvimento humano, endógeno, democrático, solidário, sustentável, plural, os adjetivos abundam para definir, já não um modelo de pensamento único e materialista, mas soluções complexas e em linha com sociedades que são elas mesmas, complexas. Solidariedade, colaboração, compartilhamento, responsabilidade, co-participação, co-construção, utilidade social, coesão social constituem os valores que subjazem à construção desta economia, para a qual o ser humano e o planeta se situam de novo no centro das preocupações.

2 publicações | 6 Documentos de análises/working paper/articulos | Uma nota de leitura | Uma palestra | Uma tese | Um artigo

2 publicações

6 Documentos de análises/working paper/articulos

Uma nota de leitura

Uma palestra

Uma tese

Um artigo