Finanças solidárias

As microfinanças vinculam pessoas que têm poupanças e querem investir em atividades que tenham forte utilidade social e pessoas portadoras de projetos que não têm acesso suficiente aos financiamentos clássicos. A sua função essencial é atender os pobres e os excluidos, hoje ela é amplamente reconhecida como uma « alavanca de desenvolvimento » que contribui para a luta contra a pobreza. Entretanto, devido a sua dupla vocação, ela deve poder conciliar performances sociais e performances financeiras. A institucionalização das Instituições de MicroFinanças (IMF) e a pressão forte dos sócios em favor de uma rentabilidade no curto prazo com frequência levaram o segmento a privilegiar as performances financeiras em detrimento da criação de laços sociais e de capital social entre os mais despossuidos.

Devido a que as microfinanças colocam os seres humanos e seus laços sociais no centro de sua missão, as finanças solidárias se posicionam como ferramenta ao serviço do desenvolvimento humano e da sociedade: buscam se focalizar nos pobres e nos excluidos, promover a geração de emprego ‘decente’ através do apoio às pequenas empresas, adaptar os serviços aos clientes, reforçar os benefícios para eles e para suas famílias, garantir a responsabilidade social das IMF frente a seus empregados, seus clientes, a comunidade e o ambiente. São finanças que ganham em eficácia porque levam em consideração as situações sociais existentes, reforçam a sua estabilidade e são menos vulneráveis às mudanças e às crises, e isso não é pouco nestes tempos agitados.

Mas, como medir o impacto social das IMF, considerado durante longo tempo como algo já dado?

Frente às recentes críticas relacionadas com o funcionamento e o impacto das IMF nos países do Sul, foram implementadas baterias de ferramentas de avaliação das performances sociais, como por exemplo os indicadores SPI (Social Performance Indicators) destinados a medir a adequação entre a missão social das IMFs e os meios que elas utilizam para obtê-la.

Para conhecer mais detalhes, acesse o dossiê temático muito completo «Impacto e performances sociais » realizado por Cerise para o Portal das Microfinanças (www.lamicrofinance.org/resource_centers/impactperf/)

7 publicações

7 teses

7 Videos

3 ferramientas pedagogicas

11 estudos de caso

11 Documentos de análises/working paper/articulos

Uma carta/manifesto