socioeco.org
Resource website of social and solidarity economy

Medidas genéricas em favor do desenvolvimento da ESS

Eixo temático Que políticas públicas são necessárias para a economia solidária?

De igual forma que as empresas privadas, as empresas da economia social e solidária devem ter acesso aos mercados adequados, acesso à pesquisa e ao desenvolvimento bem como a recursos que lhes permitam exercer práticas de gestão eficiente. Entretanto, os programas e políticas pensados para o setor privado, com frequência, precisam ser adaptados para satisfazer as necessidades das empresas da economia social e solidária. Ferramentas especialmente desenhadas para as empresas da economia social e solidária permitem colocar todas as empresas em igualdade de condições, as características próprias de cada uma das organizações são reconhecidas, e o mais importante ainda: a sua contribuição para atingir os objetivos sociais, meio-ambientais ou culturais, os quais, sem esta contribuição, precisariam de formas muito mais onerosas de investimento por parte do governo. Neste sentido, as políticas e os programas em favor das empresas da economia social e solidária não constituem uma competição injusta para o setor lucrativo baseado na propriedade privada. Pelo contrário, permitem que empresas da economia social e solidária tenham os meios de serem competitivas no mercado sem por isso comprometer seus objetivos sociais ou meio-ambientais. Em muitos casos, quando as empresas da economia social e solidária já criaram um espaço para elas nos mercados e se tornaram rentáveis, a ajuda de longo prazo por parte do governo não é necessária.

Outra dimensão importante das ferramentas genéricas inclui as disposições que apoiam a pesquisa aplicada, as parcerias em pesquisa, e a pesquisa voltada às necessidades das pessoas do lugar. Levando em conta o aspecto de inovação, próprio da economia social e solidária, a pesquisa contínua, em particular as iniciativas em termos de pesquisa dirigida pelas organizações da economia social e solidaria, permite ressaltar, fazer conhecer, adotar e avaliar as novas e eficientes práticas no âmbito da economia social e solidária.

3 publicações | Um video | 5 estudos de caso | 7 Documentos de análises/working paper/articulos | 2 Palestras | Uma filmografia | 7 teses

3 publicações

Um video

5 estudos de caso

7 Documentos de análises/working paper/articulos

2 Palestras

Uma filmografia

7 teses