socioeco.org
Resource website of social and solidarity economy

Mulheres e Economia

Eixo temático Justiça social, paz e solidariedade

Em geral, quando se trata da economia, faz-se abstração das questões de gênero. Entretanto, os papéis sociais assumidos com frequência pelas mulheres na sociedade não deixam de ter consequências nas suas contribuições à economia, nos benefícios que elas obtêm e nas consequências que elas padecem. Em síntese, a relação entre as mulheres e a economia merece especial atenção.

A pretendida «objetividade» da ciência econômica e de grande número de economistas oculta uma subjetividae que atravessa o pensamento, os modelos e as análises econômicas. Esta subjetividade desconsidera as especificidades do fator gênero. Assim, as contribuiçôes à vida econômica por serem fundamentalmente medidas em termos monetários, com frequência subestimam e até ocultam inúmeras atividades sem as quais a vida e o crescimento social e econômico seriam impossíveis. Vejamos em especial as tarefas domésticas, que na maior parte das sociedades, senão em todas, a responsabilidade por sua realização é das mulheres. Vejamos também as atividades não obrigatórias, o voluntariado e as iniciativas comunitárias que ainda em uma proporção significativa são assumidas pelas mulheres. A plena valorização dessas atividades forneceria um retrato completamente diferente das economias e das sociedades.

A economia é uma ciência social e, por isso, é necessário levar em consideração as práticas de todos os que fazem parte da sociedade, tanto mulheres quanto homens, da mesma forma que es práticas das minorias, até mesmo se elas são levadas à margem dos mercados convencionais, mercados da economia dominante. O desenvolvimento sem precedente das diversas formas de economia solidária no mundo se deve em boa medida às iniciativas e à criatividade das mulheres. Presentes em grande número em todos os setores da economia solidária – comercial, não comercial e doméstico – as mulheres são os alicerces da vida econômica cotidiana.

Os documentos apresentados na área temática « mulheres e economia » são de diversos tipos: teóricos, conceptuais, empíricos e há até relatos e depoimentos que são o resultado das mobilizações. Visam a documentar as abordagens feministas da economia, as que denunciam o paradigma dominante e propôem perspectivas e análises que levam amplamente em conta o gênero bem como o lugar das mulheres no seio da economia solidária.

2 publicações | Um video | Uma Ferramienta pedagogica | 9 estudos de caso | 15 Documentos de análises/working paper/articulos | Uma carta/manifesto | Uma palestra | 7 teses

2 publicações

Um video

Uma Ferramienta pedagogica

9 estudos de caso

15 Documentos de análises/working paper/articulos

Uma carta/manifesto

Uma palestra

7 teses